O Power Query é uma ferramenta gratuita! (Se você possui o Excel em seu computador). Ela faz parte do Excel e vai ajudá-lo automatizar muitas tarefas manuais e repetitivas de manipulação de dados. Essa ferramenta ajuda a realizar tarefas de análises de dados sem precisar utilizar fórmulas complexas, apenas utilizando a interface disponibilizada pela Microsoft.
Então, sabe aquela tarefa chata, repetitiva que você costuma fazer no Excel? O Power Query pode automatizar para você. E aqueles outros trabalhos difíceis de manipulação de dados, transformando e alterando a estrutura das tabelas extraídas de outras ferramentas? O Power Query pode fazer isso para você em segundos!
A ferramenta está lá disponibilizada para todos usarem, mas as pessoas não sabem que ela existe. E as que conhecem sabem o quão útil essa ferramenta é.
Essencialmente o Power Query é um suplemento criado para o Excel com a finalidade de conexão e preparação de dados. Ele permite acessar dados armazenados em várias fontes e remodelá-los para atender às suas necessidades — tudo isso com uma experiência fácil de usar, envolvente e sem código.
O Power Query possui o seguinte fluxo de trabalho:
1. Importar os dados de diferentes fontes.
Abaixo seguem apenas alguns exemplos, você pode encontrar a lista completa no site da própria Microsoft. (Connectors | Microsoft Power Query).

2. Transformar e limpar os dados, para em seguida extrair informações deles.
O Power Query vem com uma mecânica de transformação de dados incrível e com várias fórmulas que você pode usar simplesmente apertando alguns botões. Você pode consolidar e mesclar dados de várias fontes em uma única base de dados; pode dividir coluna em duas; transpor tabela; manipular colunas para linhas e vice-versa; adicionar colunas personalizadas em sua base de dados; enfim as opções são muitas.
Uma coisa é certa, ao extrair dados de ferramentas empresariais que não estão na formatação adequada para o seu relatório, exigirá de você muito tempo para formatação no Excel usando fórmulas e outras funções. Porém, no Power Query a manipulação é rápida e os passos ficam salvos para atualização futura de forma automática.
3. Carregar os dados trabalhados como fonte de seus relatórios.
Após o trabalho de manipulação, você pode carregar os dados para uma Tabela, Tabela Dinâmica ou Adicionar os dados ao Modelo de Dados.
Aprender Power Query não é uma tarefa difícil, na verdade com um pouco de esforço empregado no aprendizado desta ferramenta você terá um ganho enorme na construção de seus relatórios no Excel. Com um pouco de tempo dedicado você poderá resolver vários problemas que você não conseguiria resolver sem o Power Query ou demoraria bastante tempo com tarefas chatas e repetitivas.
Deixe um comentário